Palestrantes


Ana Carolina Galvão Marsiglia (UFES)

Graduada em Pedagogia pela UNESP (Bauru) e Doutora em Educação Escolar pela Unesp (Araraquara). É docente da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. É líder do grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar; membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI-UFES), do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho (NET-UFES) e do Grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. Seus estudos enfocam a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e questões do desenvolvimento humano na perspectiva da psicologia histórico-cultural.


Angelo Antonio Abrantes (UNESP, Bauru)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente com psicologia da Educação, desenvolvimento humano e educação infantil.


Dermeval Saviani (UNICAMP)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente; em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da UNICAMP; e em 1993 foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. É Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.


Giselle Modé Magalhães (Academia da Força Aérea e UNIFAFIBE)

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista campus de Araraquara (2011). Atualmente é professora - UNIFAFIBE - Centro Universitário e quadro de apoio à saúde da Academia da Força Aérea. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Juliana Campregher Pasqualini (UNESP, Bauru)

Psicóloga graduada pela UNESP Bauru (2003), com mestrado (2006) e doutorado (2010) em Educação Escolar pela UNESP Araraquara. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Centre for Sociocultural and Activity Theory Research (CSAT), University of Bath, Inglaterra (2009). Desde 2011 é Professora Assistente do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores, marxismo, infância e adolescência, direitos humanos. Foi membro da Comissão Gestora da Subsede Bauru do Conselho Regional de Psicologia (2010-2011) e atualmente representa o CRP no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) (gestão 2011-2013).


Lidiane Teixeira Brasil Mazzeu (IFSULDEMINAS)

É graduada em Pedagogia (1997). Possui mestrado e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2011), linha de pesquisa: Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade. É professora nos cursos de licenciatura e pós-graduação do IFSULDEMINAS. Os estudos e as pesquisas acadêmicas referem-se, principalmente, aos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores e teorias pedagógicas.


Lígia Márcia Martins (UNESP, Bauru)

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (1979), graduação em Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (1980), mestrado em Programa de Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Programa Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). É professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP nos cursos de Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, e Pós-Graduação em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e formação de professores.


Marcelo Ubiali Ferracioli (UEPG)

Possui graduação em Formação de Psicólogo e em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru. É mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara. Lecionou como professor colaborador do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO Irati. Leciona atualmente como professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação; Psicologia Escolar; Psicologia do Desenvolvimento; e Linguagem e Pensamento. Trabalha principalmente nos seguintes temas: formação de educadores; formação de psicólogos escolares; educação infantil; adolescência; desenvolvimento do pensamento verbal, da atenção e da vontade; produção do fracasso escolar; comportamento agressivo na infância; violência contra crianças e adolescentes; e relação escola-família.


Nathalia Botura de Paula Ferreira (UNESP, Araraquara)

É graduada (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela UNESP Araraquara e graduada em Letras pela Universidade Paulista (Português/Inglês). É doutora em Educação Escolar pela UNESP Araraquara (2012) sob orientação do Prof. Dr. Newton Duarte, cuja tese intitula-se: A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de literatura. Em 2008, foi professora conferencista da disciplina Psicologia da Educação para o curso de Ciências Sociais na UNESP de Araraquara. Em 2010, foi professora substituta do departamento de Psicologia da Educação, tendo lecionado duas disciplinas para o curso de Pedagogia (Formação da Identidade e Escolarização e Jogos, Brinquedos e Brincadeiras). Atualmente ministra o curso de Psicologia da Educação para o curso de Letras na UNESP Araraquara como professora bolsista. No primeiro semestre de 2011, fez doutorado sanduíche na Univesity of Kent em Canterbury (Reino Unido), junto ao departamento de Filosofia, sob orientação do filósofo Sean Sayers. É revisora de periódicos acadêmicos e tradutora de Inglês e Espanhol de artigos e livros. Sua área de interesse define-se por: Educação, Ensino de Língua Estrangeira, Ensino de Literatura, Tradução, Filosofia, Estética, Psicologia da Educação. Poesia Brasileira.


Silvana Calvo Tuleski (UEM)

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP - Campus de Araraquara/SP. É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação e Psicologia Histórico-Cultural e Educação. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural. É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski. Atualmente é Editora Assistente da Revista Psicologia em Estudo do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

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